четверг, 14 июня 2018 г.

Princípios principais do sistema multilateral de comércio


Princípios do sistema de negociação.


Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos jurídicos que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentações de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas vários princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema comercial multilateral.


Um olhar mais atento a esses princípios:


Mais informações introdutórias.


Comércio sem discriminação.


1. A nação mais favorecida (NMF): tratar as outras pessoas igualmente De acordo com os acordos da OMC, os países normalmente não podem discriminar entre seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (tal como uma taxa de direitos aduaneiros mais baixa para um dos seus produtos) e terá de fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.


Este princípio é conhecido como tratamento da nação mais favorecida (MFN) (ver caixa). É tão importante que é o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF é também uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (GATS) (Artigo 2) e no Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.


Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique somente a bens comercializados dentro do grupo - discriminando bens de fora. Ou podem dar aos países em desenvolvimento acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode levantar barreiras contra produtos que são considerados como sendo negociados injustamente de países específicos. E nos serviços, os países são autorizados, em circunstâncias limitadas, a discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções sob condições estritas. Em geral, MFN significa que toda vez que um país reduz uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos bens ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes.


2. Tratamento nacional: Tratar estrangeiros e moradores da região igualmente Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados igualmente - pelo menos depois que as mercadorias estrangeiras tenham entrado no mercado. O mesmo se aplica aos serviços estrangeiros e domésticos e às marcas comerciais estrangeiras e locais, direitos autorais e patentes. Este princípio de “tratamento nacional” (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três acordos principais da OMC (Artigo 3 do GATT, Artigo 17 do GATS e Artigo 3 do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é tratado de forma ligeiramente diferente em cada um deles.


O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrar no mercado. Portanto, a cobrança de um imposto alfandegário sobre uma importação não é uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não recebam uma taxa equivalente.


Comércio livre: gradualmente, através da negociação.


A redução das barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de incentivar o comércio. As barreiras em causa incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou quotas que restringem as quantidades de forma seletiva. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.


Desde a criação do GATT, em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. Inicialmente, eles se concentraram na redução de tarifas (tarifas alfandegárias) sobre bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as tarifas dos países industrializados sobre produtos industriais caíram de forma constante para menos de 4%.


Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para abranger as barreiras não-tarifárias sobre mercadorias e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.


Abrir mercados pode ser benéfico, mas também requer ajustes. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de “liberalização progressiva”. Os países em desenvolvimento geralmente recebem mais tempo para cumprir suas obrigações.


Previsibilidade: através de vinculação e transparência.


Às vezes, prometer não levantar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto diminuir uma, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara de suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, empregos são criados e os consumidores podem desfrutar plenamente dos benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente de negócios estável e previsível.


A Rodada Uruguai aumentou as ligações.


Percentagens das tarifas consolidadas antes e depois das conversações de 1986-94.


Ba 310 Prática qs.


Afetou agricultores em Burkina Faso.


Afetou mineiros e trabalhadores de aço na Ucrânia.


Afetou trabalhadores da linha de montagem em Cingapura.


Afetou trabalhadores de colarinho branco em empresas de tecnologia da informação na Irlanda.


Isso teve impacto apenas em seu país de origem - os Estados Unidos.


mercados de capitais integrados.


incentivo à reforma econômica nos países em desenvolvimento.


liberalização do sistema comercial.


Nosso mundo depende da Internet para negócios e atividades sociais.


Os preços da banda larga vêm caindo.


A revolução da TI tem sido relativamente lenta.


As tecnologias relacionadas à Internet ajudam a reduzir as hierarquias corporativas e societárias.


A Internet e as tecnologias sem fio podem deixar muitos governos autoritários desconfortáveis.


Individualismo versus coletivismo.


Masculino vs. feminino.


Controle interno vs. controle externo.


O Brasil tem prosperado devido à gloablização.


Segundo o Banco Mundial, mais de 400 milhões de cidadãos chineses saíram da pobreza desde a implementação da reforma econômica que começou em seu país.


Aqueles que mais sofrem com os efeitos da globalização são aqueles países que não conseguiram aproveitar as oportunidades para participar desse processo.


Infelizmente, a globalização só cria vencedores em países industrializados, como os Estados Unidos.


Esforços para conter a globalização ou o progresso tecnológico estão fadados ao fracasso.


Garante que a qualidade de vida de todas as pessoas aumentará.


Cria vencedores e perdedores.


Tem o potencial de aumentar a qualidade de vida das pessoas.


Algumas empresas multinacionais utilizarão a globalização para tentar pagar salários abaixo do padrão para os trabalhadores que empregam nos países em desenvolvimento.


Barreiras à exportação podem precisar ser impostas pela OMC para ajudar a regular as ações de empresas multinacionais.


Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e Introdução aos Princípios Básicos da OMC - Apresentação PPT do PowerPoint.


Para ver esta apresentação, você precisará ativar o Flash.


Depois de ativar o Flash, atualize esta página da Web e a apresentação deverá ser reproduzida.


PPT - Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e Introdução aos Princípios Básicos da Apresentação em PowerPoint da OMC | grátis para download - id: 4ab484-YjI2O.


O plugin Adobe Flash é necessário para visualizar este conteúdo.


Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e Introdução aos Princípios Básicos da OMC.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e Introdução aos Princípios Básicos da OMC Said El Hachimi Divisão de Relações Externas - ndash; Apresentação PPT do PowerPoint.


Título: Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e Introdução aos Princípios Básicos da OMC.


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO - Visão Geral do Sistema Multilateral de Comércio e.


Introdução aos princípios básicos da OMC.


Said El Hachimi Divisão de Relações Externas da OMC.


2 O que é a OMC? A principal contribuição da OMC é os Princípios de Solução de Controvérsias da OMC como um fórum para as negociações. Tomada de decisões na OMC e outras partes interessadas Parlamentares Organizações Não-Governamentais.


500 páginas de (Acordos) Regras /


23.000 páginas de compromissos.


Um conjunto de regras de comércio internacional acordado por.


Membros através de Negociações.


Único Acordo Multilateral sobre Comércio de Pautas e Comércio de 1994. Acordo Geral sobre Comércio de Serviços. Aspectos Relacionados ao Comércio da Propriedade Intelectual. Entendimento de Solução de Controvérsias. Mecanismo de Revisão de Políticas Comerciais. Acordos Plurilaterais.


Solução de Controvérsias da OMC Aplicação de regras comerciais. Casos levantados por membros Base de qualquer caso é violação de compromissos por.


Membro em relação a outro membro da OMC.


Acordos de Solução de Controvérsias da OMC.


horários. Quanto tempo para resolver uma disputa? 60 dias Consultas, mediação, etc45.


dias Painel montado e painelistas nomeados6.


meses Relatório final do painel para as partes3.


semanas Relatório final do painel para os membros da OMC60.


dias Disputa Settlement Body adota o relatório (se não.


recurso) Total de 1 ano (sem apelo) 6090 dias Relatório de apelação30 dias Disputa.


Órgão de Liquidação adota o relatório de apelação Total 1a 3m (com recurso)


Prioridade de Solução de Controvérsias da OMC Liquidar controvérsias por meio de consultas. Órgão de Solução de Controvérsias. Processo do painel. Órgão de Apelação. As decisões são obrigatórias e adotadas automaticamente.


Princípios da OMC Não-discriminação Os membros não podem discriminar entre comércio.


parceiros. Exceções Acordos de livre comércio, tarifas.


preferências para os produtos dos países em desenvolvimento, GATT.


Artigo XX e remédios comerciais. Tratamento nacional Os bens importados e domésticos devem ser tratados.


igualmente. Aplica-se apenas quando o produto ou serviço possui.


Princípios da OMC Comércio livre Por meio de negociações. Barreiras comerciais gradualmente menores. Liberalização progressiva. Estabilidade e Previsibilidade Melhora o ambiente de negócios e investimentos. Compromissos na OMC são vinculativos. Requisitos de transparência.


Princípios da OMC Promover uma concorrência leal Regras sobre dumping e subsídios. Incentivar o desenvolvimento e reforma das flexibilidades para os países em desenvolvimento e.


economias em transição. Períodos de transição. Assistência técnica.


14 Negociações sobre Assuntos Específicos Agricultura Comércio de Serviços Propriedade Intelectual Rodada de Negociações Várias questões negociadas simultaneamente. Tudo é derivado dos resultados do.


Sem a OMC.


O efeito do protecionismo no comércio mundial,


1929 1930 1931 1932 1933.


Números do comércio por mês.


Valor do comércio mundial 19482003US trilhões,


MAIS comércio? Claro, mas.


olhe para a ESTABILIDADE gt.


Se 67 tivesse sido eliminado.


O que é a OMC? O primeiro passo é conversar.


Em algum lugar para negociar e aplicar os resultados.


É aqui que os governos vão tentar resolver.


OMC não apenas para liberalizar o comércio. As vezes.


as regras suportam barreiras comerciais, e. para.


proteger os consumidores ou impedir a propagação de.


Acima de tudo A OMC é um fórum de negociações.


Negociações atuais lançadas4ª OMC.


Conferência Ministerial de Doha, novembro de 2001.


Rodada anterior Rodada Uruguai19861994Eighth.


rodada sob o GATT, desde 1948.


Serviços de mercadorias expandidas de regras (GATT) (GATS)


propriedade intelectual (TRIPS)


OMC formou, substituindo o GATT.


Acima de tudo A OMC é um fórum de negociações.


Negociações atuais lançadas4ª OMC.


Conferência Ministerial de Doha, novembro de 2001.


Agenda de Desenvolvimento de DohaLançada em Doha.


Conferência MinisterialNovembro de 2001. A maioria termina.


negociações 20 assuntos.


problemas com a implementação do existente.


veja Entendendo a OMC página 77.


Acima de tudo A OMC é um fórum de negociações.


Acordo apenas por consenso.


Todo mundo tem que ser persuadido.


Ninguém forçado pela maioria.


Tudo o resto segue de negociações.


QUALQUER DEALHA vencedores e perdedores (e lobbies)


PERGUNTA Se houver perdedores, isso significa.


RESULTStatus quo. Mas tudo bem?


ALTERNATIVEM Use os ganhos dos vencedores para.


ajude os perdedores a se ajustarem.


OPÇÃO FÁCIL seja defensiva. nenhum acordo é melhor.


que um mau negócio (status quo)


MAIS DIFICULOSidentificar interesses próprios nós.


MAIS DIFÍCIL avançar para o que pode os outros.


aceitar? dê e também consuma o gt.


Principais jogadores, agricultura.


Africanos, menos desenvolvidos, ACP (juntos G90,


mas com 64 membros da OMC)


Cairns Group Australia, Nova Zelândia, África do Sul,


Argentina, Tailândia, Filipinas, etc.


G10 Suíça, Noruega, Japão, S. Korea,


G20 / Índia, Brasil, China, África do Sul, etc.


G33 Indonésia, etc lobbying para produtos especiais.


Índia, Paquistão, Caribe, etc.


RAMs novos membros (membros recém-admitidos)


Pequenos estados insulares em desenvolvimento.


Os cinco Austrália, Brasil, UE, Índia, EUA (verão.


Principais jogadores, agricultura.


Africanos, menos desenvolvidos, ACP (juntos G90,


mas com 64 membros da OMC)


G20 / Índia, Brasil, China, África do Sul, etc.


G33 Indonésia, etc lobbying para produtos especiais.


Novo grupo Economias pequenas.


Conferência de imprensa em Hong Kong, 16 de dezembro de 2005.


Principais jogadores, agricultura.


Ou, outra maneira de ver os grupos.


Tomada de Decisão da OMC.


Tomada de Decisões na OMC, o que acontece com o.


institucionais? Orientada por membros e baseada em consenso. Conferência Ministerial. Órgão de decisão mais alto. Atende pelo menos uma vez a cada dois anos. Conselho Geral Em nome da Conferência Ministerial. Encontra-se em Genebra. Conselhos de comércio de mercadorias. Comércio de Serviços. Aspectos Relacionados ao Comércio da Propriedade Intelectual.


OMC e outras partes interessadas.


OMC e outras partes interessadas Parlamentares Eleitos representantes do povo. Papel constitucional nas questões comerciais. Interface crucial entre pessoas, sociedade civil.


e governos. Atividades de divulgação da OMC para os parlamentares.


OMC e outras partes interessadas ONGs Forte interesse nas questões da OMC. Participação de ONGs em Conferências Ministeriais. Maior diálogo com a sociedade civil. Simpósio Anual. Briefings for NGOs durante as reuniões da OMC. Circulação de Documentos de Posicionamento de ONGs para Membros da OMC.


ONGs registradas nas Conferências Ministeriais da OMC.


ONGs ministeriais que participaram do Número de Indivíduos.


Quais são os princípios fundamentais do GATT?


O objetivo final do GATT é o estabelecimento de um sistema comercial multilateral livre e a liberalização do comércio internacional por meio da eliminação da discriminação no comércio internacional e da redução das barreiras comerciais.


Para a consecução deste objetivo, o GATT adotou os seguintes princípios fundamentais. Estes princípios proíbem práticas comerciais desleais e estabelecem um código de conduta para os participantes.


(i) O comércio deve ser de base não discriminatória.


(ii) Restrições quantitativas ao comércio são proibidas.


(iii) A resolução de litígios comerciais deve ser alcançada através de consultas no âmbito do GATT.


(iv) Reduções tarifárias devem ser realizadas em uma série de negociações multilaterais, ou rodadas do GATT.


China salienta salvaguarda da globalização econômica, sistema de comércio multilateral.


O ministro do Comércio da China, Zhong Shan, discursa durante a sessão plenária da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio, realizada em Buenos Aires, capital da Argentina, em 11 de dezembro de 2017. (Xinhua / Martín Zabala)


BUENOS AIRES, 11 dez (Xinhua) - A China sempre foi um firme defensor da globalização econômica e do sistema multilateral de comércio, disse na segunda-feira Zhong Shan, ministro do Comércio da China.


Zhong fez as declarações durante a sessão plenária da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.


Zhong afirma que a globalização econômica é uma tendência histórica irreversível e uma importante força motriz para o crescimento econômico global e as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) fornecem salvaguardas institucionais cruciais para a globalização econômica e servem aos nossos interesses comuns.


Diante de novas situações e desafios, a China está pronta para trabalhar com membros da OMC e orientar o processo de globalização para uma direção mais aberta, inclusiva, equilibrada e ganha-ganha, que beneficiará a todos, acrescentou Zhong.


A China também está disposta a ajudar os membros da OMC que necessitem a implementar os resultados das negociações do acordo e ajudar os países menos desenvolvidos a integrarem-se ao sistema multilateral de comércio, disse Zhong.


No sábado, antes da conferência ministerial, a China assinou um Memorando de Entendimento com o Secretariado da OMC na 7ª fase do Programa da China. O programa, iniciado em julho de 2011, visa ajudar os PMDs a se integrar mais efetivamente à economia global, fortalecendo sua participação nas atividades da OMC e ajudando aqueles que ainda não são membros a aderirem à Organização.


Zhong enfatizou que os princípios básicos da OMC são salvaguardar a globalização econômica e a China sempre foi uma firme defensora do sistema multilateral de comércio.


Segundo Zhong, a iniciativa de Belt and Road proposta pela China foi bem recebida por mais de 140 países e mais de 80 organizações internacionais.


A Iniciativa Faixa e Estrada, que compreende o Cinturão Econômico de Silk Road e a Rota da Seda Marítima do Século XXI, busca construir uma rede de comércio, investimento e infraestrutura que conecte a Ásia à Europa e à África, além das antigas rotas comerciais da Rota da Seda.


Zhong disse que a China sediará a primeira Expo Internacional de Importações da China em Xangai em novembro de 2018, o que é um grande passo para a China promover a globalização econômica e abrir seu mercado bem como um bem público que oferece benefícios inclusivos e mutuamente benéficos. crescimento global.


A China facilitará a participação de todos os países e dará mais preferência aos países em desenvolvimento e aos PMDs, além de receber participação ativa dos membros da OMC, disse Zhong.


A 11ª conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) começou no domingo e contou com a presença de ministros ou representantes de 164 membros da OMC e alguns observadores para discutir as direções futuras do trabalho da Organização e se esforçar para negociar uma série de questões para os resultados.

Комментариев нет:

Отправить комментарий